Clínica Médica: Como escolher o melhor Regime Tributário?
29 de julho de 2020Custos de produção: como eles podem ser decisivos na saúde financeira das indústrias
11 de agosto de 2020A atual crise econômica causada pela crise da COVID-19, enfrentada por muitos empresários, acaba tornando a situação financeira dos empreendimentos cada vez mais crítica.
O dia a dia do comércio e atacado brasileiro ganhou um novo formato e acabou levando muitas empresas a repensar sobre a viabilidade de suas operações.
Lidar com margens de lucro apertadas, manter o controle de estoque e o registro de fornecedores e funcionários, administrar as obrigações legais com o fisco, e ainda, lidar com uma mudança brusca na forma de trabalho, acabou gerando um verdadeiro descontrole nos empreendimentos.
Pensando nisso, elencamos 4 dicas, que vão ajudar o seu comércio de varejo ou atacado a manter as operações financeiras em equilíbrio:
1. QUEM MANDA NA EMPRESA É O CAIXA
Você precisa manter o seu Fluxo de Caixa atualizado, será ele o seu principal aliado na gestão financeira da crise do seu negócio.
Infelizmente muitas empresas não possuem sequer uma conciliação bancária, em que os saldos dos bancos estejam devidamente atualizados.
Nesse momento, você precisa ter liquidez e tomar decisões que impactem o seu caixa positivamente.
Assumindo o controle das suas finanças você terá clareza dos seus números e poderá encontrar oportunidades que antes você não conseguia enxergar.
2. RENEGOCIE CRÉDITOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS
Se sua empresa possui alguma linha de crédito, capital de giro, empréstimos, uso de limite de cheque especial, esse é o momento de renegociá-los e encontrar novas opções que não impactem de maneira negativa em seu caixa.
Reveja as taxas de juros, peça carência e tente alongar ao máximo as parcelas para ganhar fôlego nas suas contas.
Muitos bancos cobram taxas para emissão de boletos. Solicite ao seu gerente para que a tarifa seja cobrada apenas na liquidação do boleto, ou seja, quando o seu cliente pagar. Ou ainda, opte por bancos digitais que não cobram por isso.
3. ANTECIPE VENDAS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Se seu comércio trabalha com cartão de crédito, especialmente se você divide em parcelas suas vendas, aproveite para antecipar o recebível nesse momento.
Essa ação vai gerar liquidez sobre as vendas que você já realizou, mas só iria receber daqui alguns meses.
4. FIQUE ATENTO AOS SEUS IMPOSTOS
O caixa está apertado e muitas vezes a sonegação acaba aparecendo como uma solução fácil. Porém, essa pode ser uma atitude fatal para a sua empresa.
Além da sonegação fiscal ser considerada um crime, ela pode causar prejuízos tão grandes para o seu negócio que lhe levarão ao fim de suas operações.
Existem outras maneiras de economizar com impostos, o Planejamento Tributário é a principal delas. Se você precisa de ajuda para conter gastos com tributações, conheça nossas soluções.
O dia de “hoje” é o momento certo para fazer boas escolhas e reinventar o seu negócio.
Explore suas oportunidades!