Reforma Trabalhista: as principais mudanças da nova legislação
22 de setembro de 2020eSocial: Confira as mudanças devido a pandemia
5 de outubro de 2020Muito mais que um mal necessário, a contabilidade é uma ferramenta valiosa, que proporciona ao empresário informações importantes para a tomada de decisão dentro do seu negócio.
Através do registro detalhado e da mensuração de todos os eventos financeiros que ocorrem dentro da empresa é gerado o Balanço Patrimonial, uma análise fundamental para a avaliação da situação econômico-financeira do empreendimento.
Por meio dele, é possível obter diversos índices e indicadores que auxiliam nas definições para curto, médio e longo prazo. Confira alguns deles a seguir.
Índices a partir do Balanço Patrimonial
De Liquidez
Os índices de liquidez obtidos a partir da análise do Balanço Patrimonial são indicadores que proporcionam à empresa condições de avaliar sua capacidade de pagamento frente às suas obrigações.
Os 4 índices são:
Liquidez corrente: indica quanto a empresa possui para saldar suas obrigações de curto parto. Ou seja, seu Ativo Circulante menos o seu Passivo Circulante;
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Liquidez seca: indica quanto a empresa possui para saldar suas obrigações de curto prazo, porém, sem o valor dos estoques;
Índice de Liquidez Seca = Ativo Circulante Líquido / Passivo Circulante
Liquidez imediata: revela quanto uma empresa dispõe, a partir do que tem disponível em caixa no momento, para saldar suas dívidas de curto prazo;
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
Liquidez geral: utilizado para obter a saúde financeira da empresa de um modo geral, levando em consideração quanto a empresa possui em dinheiro, bens e direitos a curto e a longo prazo, para realizar a quitação de suas dívidas.
Índice Liquidez Geral = Ativo / Passivo
Operacionais
Os índices operacionais proporcionam visualizar a evolução da atividade operacional da empresa, através da:
Giro de estoque: mede a quantidade de vezes que uma empresa vendeu seu estoque em determinado período. Ideal para avaliar sua competitividade e o desempenho dentro do seu segmento;
Giro de estoque= total de vendas / volume médio de estoque.
Prazo médio dos estoques: é o período que os produtos permanecem armazenados em estoque até o momento da venda;
(estoque médio x 360) / Custo dos Produtos Vendidos
Prazo médio de cobrança: revela o tempo necessário para que a empresa cobre suas pendências, proporcionando a avaliação da política de cobranças e crédito do negócio;
(duplicatas a receber média x 360) / Resultado Operacional Líquido
Prazo médio de pagamento: revela o tempo médio que a empresa leva para honrar seus compromissos com fornecedores.
fornecedores média/ compras (Compras é igual a custo dos produtos vendidos + estoque atual – estoque anterior)
Indicadores Financeiros a partir do Balanço Patrimonial
Os indicadores financeiros revelam dados importantes não apenas para a empresa, mas para analistas de mercado e instituições financeiras.
Alguns indicadores obtidos a partir da análise de Balanço Patrimonial:
Margem líquida: é um indicador que aponta o lucro líquido para cada unidade de venda do negócio do seu cliente. É o valor que restou da venda após a dedução de todas as despesas, incluindo o imposto de renda. Quanto maior a margem líquida, maior a sobra da empresa após receber vendas e retirar as taxas e deduções.
Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100
Retorno sobre os ativos (ROA): um dos indicadores financeiros para empresas para ficar de olho é o Retorno Sobre o Ativo. Ele apresenta como a empresa é rentável em relação ao seu total de ativos. Seu escritório é eficiente ao utilizar ativos para gerar ganhos? É essa capacidade que o ROA mede. Seu cálculo é simples:
ROA = Lucro Operacional / Ativo Total Médio
Retorno sobre o investimento (ROI): é um dos indicadores financeiros para empresas mais conhecidos, pois retrata o quanto você ganha ou perde com seus investimentos. Além de demonstrar o potencial de geração de lucros, revela quanto a empresa obteve de lucro líquido para cada real investido (oriundo de capital próprio ou de terceiros). Seu cálculo é:
ROI = (Ganho Conquistado – Investimento Inicial) / Investimento Inicial
Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): mede a capacidade do negócio do cliente em agregar valor a ele mesma com seus próprios recursos. Por isso, os acionistas ficam de olho nesse indicador, que demonstra a taxa de rentabilidade obtida pelo capital próprio investido na empresa, revelando quanto ela ganhou de Lucro Líquido para cada real de capital próprio investido. Seu cálculo é:
ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100
EBITDA: (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization ) é também chamada de LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda). É um dos indicadores financeiros para empresas importantes para o impacto das vendas no caixa.
Ele representa a quantidade de geração operacional em caixa de uma empresa. Quanto o negócio do seu cliente gera de lucro (ou prejuízo) em suas atividades operacionais, desconsiderando os efeitos financeiros e o pagamento de tributos? É esse indicador que dá essa resposta.
Para defini-lo, é preciso construir um demonstrativo. No entanto, sua fórmula simplificada seria:
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
Com a liberação de linhas de crédito durante a pandemia da COVID-19, muitas empresas sentiram na pele os prejuízos por não terem um Balanço Patrimonial.
Sem ele, os empreendimentos não possuem uma declaração financeira válida para efetivar financiamentos em bancos e outras instituições financeiras.
Por isso, estar em dia com as análises é fundamental para a saúde financeira das empresas.
Precisando de ajuda para realizar seu Balanço Patrimonial?
Agende uma reunião e conheça como nossos clientes têm transformado seus resultados através da contabilidade consultiva.