Custos de produção: como eles podem ser decisivos na saúde financeira das indústrias
11 de agosto de 20203 dicas contábeis para melhorar os resultados da sua corretora de seguros
25 de agosto de 2020Seja na parte operacional ou administrativa, as construtoras precisam lidar com uma série de questões burocráticas.
Ter um controle financeiro seguro e uma gestão contábil eficiente acabam sendo os principais fatores para dominar as análises de desempenho referentes ao desenvolvimento do negócio e garantir o lucro.
Pensando nisso, elencamos 4 aspectos em que a contabilidade pode ajudar a manter o controle e ser decisiva na saúde financeira da sua construtora.
Controle do Lucro Contábil e do Lucro Financeiro
Existem dois tipos de lucro que podem ser apurados e analisados pela contabilidade na construção civil: o lucro contábil e o lucro financeiro.
O lucro contábil diz respeito às previsões de despesas e receitas referentes à obra, e caso ele esteja inadequado, pode revelar dificuldades financeiras das construções. Já o lucro financeiro registra as entradas e saídas de recursos, que muitas vezes é representado por um número negativo até que as vendas do empreendimento iniciem.
Por isso, a contabilidade consultiva é fundamental para melhorar o gerenciamento dos processos administrativos, pois, possibilita o controle de ambos os lucros.
Controle de orçamento
Para que seja possível identificar anomalias durante o processo de cada obra, o controle de orçamento é realizado a partir de uma comparação dos gastos previstos e dos gastos realizados.
Dessa forma, identificando o que não está de acordo com o projeto, pode ser feita uma readequação do custo global da obra e do preço de cada unidade ou projeto.
Quando um item sai do ponto de controle, por exemplo, caso seja necessário mais material que o previsto no projeto inicial, é possível prever quanto a mais será gasto e de que maneira será feito o remanejamento dos custos.
Controle de Pessoal
A grande rotatividade dos funcionários em uma obra, bem como a complexibilidade das leis trabalhistas, acaba causando prejuízos financeiros e complicações legais nas construções.
Ter uma gestão de pessoal eficiente possibilita mais segurança e controle de gastos para as construtoras.
A mão de obra, identificada no plano de contas contábil como despesa fixa, deve ser registrada especificamente, para facilitar os registros financeiros e estar em conformidade fiscal.
Controle Financeiro
É fundamental que seja realizado mensalmente um controle de faturamento por contrato. Dessa forma, o recolhimento de tributos está garantido e é possível ter domínio sobre a necessidade de aditivos de valor ou de prazo.
Apenas com um registro adequado e uma análise em conformidade com a realidade de cada obra, é possível estabelecer um controle financeiro capaz de gerar bons resultados para as construtoras.
Quer diminuir inconvenientes e ter mais controle sobre o lucro da sua construtora? Saiba mais: https://venturaefigueiredo.com.br/construtoras/