Como reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu escritório de arquitetura
31 de agosto de 2020Reforma Trabalhista: as principais mudanças da nova legislação
22 de setembro de 2020Diversos empreendedores enxergam a formalização da sua empresa, através da criação de um CNPJ, como um prejuízo que leva a mais burocracias e custos.
No entanto, o que muitos se esquecem é que o que mantém uma empresa em atividade é o seu capital.
Por isso, manter uma boa gestão do patrimônio é essencial para a saúde financeira dos empreendimentos, e isso começa com a criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
Por que a formalização é tão importante para uma empresa?
O Brasil é um dos países que mais fecha empresas no mundo. E muito disso se deve a falta de controle financeiro das empresas.
Um dos principais erros que empresários cometem é misturar as contas pessoais com as contas da empresa.
A criação de um CNPJ pode ajudar a evitar que as finanças pessoais e empresariais sejam misturadas e acabem causando o famoso “rombo nas contas”.
Separar o que é seu e o que é da empresa lhe dará mais controle financeiro e administrativo.
Quais os benefícios para Pessoas Jurídicas?
O registro como Pessoa Jurídica traz diversos benefícios, como mais facilidade na aquisição de crédito com instituições financeiras e em muitos casos, juros e taxas menores.
Ainda, a formalização proporciona mais confiança e profissionalismo aos clientes, fazendo com que eles se sintam mais seguros em fechar negócio.
Em muitas situações, a atuação de uma empresa sem CNPJ pode ser considerada crime e causar prejuízos financeiros e legais para o empresário.
Como abrir um CNPJ?
Para formalizar a sua empresa e fazer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica você deve procurar um cartório ou uma Junta Comercial do seu município, dependendo da atividade que você irá exercer.
Com a pandemia causada pela COVID-19, muitos cartórios e juntas comerciais acabaram disponibilizando esse tipo de serviço “on-line”. Através dos sites das prefeituras você pode encontrar informações de como estão sendo emitidos novos CNPJs.
Existem diversos tipos de empresa e modalidades de tributação, que variam conforme o tipo de serviço ou produto, a forma de venda, questões societárias, entre outras.
Por isso, se você não sabe qual é a melhor escolha para o seu negócio, baixe nosso Guia Gratuito “Como abrir uma empresa” e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Como abrir uma Conta PJ?
Após obter o número do seu CNPJ, você deve abrir uma conta como Pessoa Jurídica e optar por uma instituição financeira, seja um Banco tradicional ou digital.
Nesse momento, o importante é que você analise as taxas que cada instituição oferece, elas podem fazer uma diferença significativa no caixa da sua empresa no final do mês.
Tenha claro quanto é cobrado para emissão de boletos e transferências e ainda, quais as opções de empréstimos e formas de pagamento que cada uma oferece. Essas informações são essenciais para gerar economia e adquirir capital de giro, caso haja necessidade.
Precisando de auxílio para abrir sua empresa? Agende uma reunião que podemos lhe auxiliar!