5 erros para evitar ao abrir uma empresa

Ser dono do seu próprio negócio, abrir a empresa dos sonhos, seja lá qual for o seu motivo para empreender, é um ato que requer muita coragem, principalmente em um país tão burocrático como o Brasil.

Muito esforço, dedicação e é claro, recursos, são necessários para abrir uma empresa. E por isso, equívocos devem ser evitados ao máximo.

Pensando nisso, selecionamos 5 erros que você não deve cometer na hora de abrir a sua empresa.

1.      Falta de conhecimento

Primeiramente, é muito importante que ao abrir um negócio você pesquise todos os detalhes que fazem parte do seu segmento.

Isso inclui seu mercado, seu público-alvo, seus concorrentes, seus fornecedores, a localização que você irá vender, os procedimentos burocráticos que envolvem seu produto ou serviço.

A falta de conhecimento pode lhe causar transtornos desnecessários e às vezes irremediáveis.

Quanto mais você souber sobre tudo que envolve sua empresa, mais segurança e sucesso você terá na hora de vender.

2.      Falta de Planejamento

O planejamento é essencial para o sucesso dos negócios e envolve todos os aspectos que dizem respeito à operação de uma empresa, principalmente o financeiro.

A partir das informações coletadas do seu mercado e segmento, é hora de montar um plano e através dele traçar as suas metas e o melhor caminho para chegar até elas.

Nessa etapa é ideal que todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças inertes a empresa sejam analisadas, para que as melhores estratégias sejam traçadas conforme a realidade.

Ainda, nesse ponto, não pode faltar o planejamento tributário, um importante alinhado dos empresários para gerar economia através do pagamento de impostos de uma maneira legal e segura.

3.      Misturas as contas pessoais com as contas da empresa

Esse é um erro muito comum ao abrir uma empresa.

A partir do momento que você mistura suas contas particulares com as contas da sua empresa, você está perdendo o controle financeiro do seu negócio.

Você não sabe mais o lucro real que sua empresa está gerando, não sabe quais foram as suas entradas e as saídas e acaba tomando decisões precipitadas para controlar o desequilíbrio, como cortar gastos essenciais.

Os seus gastos precisam ser registrados corretamente, para que você não tenha complicações com a Receita Federal, causando transtornos e prejuízos financeiros e legais.

Um exemplo claro e muito recorrente deste prejuízo é a autuação da empresa por descaracterização da pessoa jurídica, o que acaba comprometendo os bens pessoais do empresário.

Por isso, separe corretamente o que é seu e o que é da empresa.

4.      Empreender apenas por dinheiro

Antes de abrir qualquer negócio é importante que o empresário esteja ciente dos inúmeros obstáculos que envolvem liderar uma empresa.

Segundo uma pesquisa da Endeavor, as 5 principais características de um empreendedor de sucesso são: otimismo, autoconfiança, resiliência, desejo de protagonismo e coragem de aceitar riscos.

Você tem todas elas?

5.      Descartar a ajuda de profissionais capacitados

Por último, movidos por um sentimento auto-suficiente, muitos empresários julgam desnecessária a orientação de profissionais capacitados.

Existe uma série de burocracias e detalhes que devem ser levados em conta na hora de abrir uma nova empresa. Inclusive, você pode conferir os primeiros passos através do nosso E-book Gratuito Como abrir uma empresa.

Poder contar com quem entende do assunto é fundamental para empreender com mais tranquilidade e segurança.

Já conhece nosso time de executivos e profissionais? https://venturaefigueiredo.com.br/quem-somos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.