Dashboard contábil: a ferramenta que pode transformar seus resultados.

Não importa o tamanho da sua empresa, os relatórios contábeis são fundamentais para a gestão eficiente de qualquer negócio. As informações contidas neles têm extrema relevância e devem ser analisadas com frequência.

Para facilitar o entendimento desses relatórios, o dashboard contábil acaba sendo uma ótima ferramenta para a compreensão dos dados.

O que é um dashboard contábil?

Formado por um conjunto de indicadores de desempenho, o dashboard contábil é uma ferramenta de gestão utilizada para a análise de dados referentes às empresas.

Dashboard Contábil para clientes Ventura & Figueiredo

Através dele, os números podem ser conferidos em tempo real, possibilitando a demonstração do andamento das atividades da área contábil e financeira do negócio.

Em um único local, as informações são centralizadas através de gráficos, para que possa acontecer uma análise comparativa atualizada dos indicadores de resultados mais importantes.

O principal objetivo do dashboard contábil é proporcionar clareza e segurança das informações que são relevantes para a empresa, como:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Indicadores de liquidez e prazos médios de giro de caixa;
  • Ebitda e margens operacionais.

Como analisar um dashboard?

Os relatórios contábeis contém uma linguagem extremamente técnica e nem sempre os empresários conseguem interpretar as informações contidas neles. Por isso, as apresentações através de dashboard facilitam o entendimento dos números.

Gráficos ilustrativos demonstram os indicadores financeiros e o comportamento da empresa a partir disso.

Fluxo de Resultados – Dashboard Contábil

Uma análise cuidadosa e experiente significa uma gestão mais eficiente, focada no controle das anomalias e em melhores resultados.

Alguns dos indicadores financeiros que podem ser analisados através do dashboard contábil:

  • Análise comparativa dos resultados obtidos;
  • Projeção dos resultados pretendidos;
  • Lucratividade;
  • Produtividade;
  • Valores recebidos/Valores pagos;
  • Custos com investimentos e endividamentos.

Acessibilidade no entendimento dos dados

Uma das grandes vantagens do dashboard contábil é que qualquer pessoa, dentro ou fora da empresa, pode compreender as informações contidas nele.

Empresários, funcionários, possíveis investidores, todos eles podem tomar conhecimento dos números da empresa, sem a necessidade de um analista contábil para isso.

Tomar as decisões corretas, baseadas em dados, é primordial para garantir o sucesso de uma empresa no mercado.

Você já imaginou poder analisar mensalmente o desempenho da sua empresa através do dashboard contábil? Obtendo informações relevantes dos seus principais indicadores e compreendendo todos os números do seu negócio?

A Ventura & Figueiredo pode lhe ajudar a tornar isso realidade.

Conheça nossas soluções e como ajudamos a transformar resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.