4 motivos para você abrir uma empresa patrimonial
18 de junho de 2020Clínica Médica: Como escolher o melhor Regime Tributário?
29 de julho de 2020Sua paixão por gastronomia e seu espírito empreendedor o levaram a abrir seu próprio bar ou restaurante.
Porém, administrar um negócio no setor alimentício exige uma série de cuidados relacionados as mais diversas áreas: finanças, gestão de pessoal, estoque, logística, qualidade do serviço, segurança do trabalho, entre tantas outras.
Ainda, com a atual situação econômica causada pela pandemia da COVID-19, uma organização financeira eficaz se torna primordial, para que perdas sejam reduzidas e aconteça o tão almejado aumento dos lucros.
Separamos algumas dicas que podem ajudar você a gerenciar melhor os números do seu negócio e fazer seu bar ou restaurante lucrar mais.
1. Analise os seus custos e despesas mensais
Registre todos os seus custos e despesas mensais, fazendo uma análise cuidadosa e identificando o que pode ser reduzido ou dispensado. Um ponto muito importante a ser considerado é o seu tipo de tributação.
Por ser um dos fatores mais impactantes para o seu setor, o planejamento tributário é essencial. Através dele você pode verificar com mais exatidão os tributos como Substituição Tributaria do ICMS e o PIS Cofins Monofásico, que incidem em produtos como bebidas, cigarros e outros alimentos.
Tenha controle do seu fluxo de caixa, isso lhe permitirá entender melhor de onde veio e para onde está indo o seu dinheiro e o que você realmente precisa priorizar no momento.
2. Tenha controle do seu estoque
Um estoque organizado e planejado lhe dará mais segurança para negociar com fornecedores e organizar suas vendas.
Organize por validade e priorize os insumos perecíveis, para evitar desperdícios e consequentemente, prejuízos.
Verifique a frequência que você solicita cada item e ao mesmo tempo com que freqüência eles são utilizados na cozinha.
Esse controle poderá gerar uma economia significativa.
3. Faça uma gestão de pessoal eficiente
Por inexperiência ou desespero, alguns empresários acabam tomando decisões precipitadas em meio a crises. Uma delas é em relação à gestão de pessoal.
A Medida Provisória 936, sancionada pelo Governo Federal para minimizar os efeitos causados pela pandemia, traz uma série de possibilidades ao empregador.
Dar férias, demitir, banco de horas, redução de carga horária. Qual a opção mais vantajosa para a empresa nesse momento?
O fato é que não existe uma regra, cada caso deve ser analisado de forma cuidadosa, levando em consideração a situação atual da empresa e do funcionário, para que não seja gerado um prejuízo ao empregador maior que o necessário.
Os números que fazem parte do seu negócio precisam ser compreendidos e analisados em sua totalidade, para que as soluções mais vantajosas possam ser escolhidas.
Com todas essas dicas, imagine o quanto você já poderia ter economizado se tivesse organizado sua rotina contábil e financeira, controlado seu estoque e o seu Departamento de Pessoal.
Talvez você não tenha o tempo que precise para cuidar de tudo. Por isso, contar com um parceiro de negócios pode ser uma ótima solução para os seus problemas financeiros. Analise suas possibilidades e foque no seu crescimento.