CSLL: o que é e como calcular.
18 de novembro de 2020IMPOSTO ATRASADO: O que é melhor? Pagar todo o débito ou parcelar?
10 de dezembro de 2020O Fator R é um importante elemento para as empresas que optam pelo regime do Simples Nacional, mas não são Microempreendedores Individuais (MEI).
Veja a seguir o que é o Fator R e como calculá-lo dentro da sua empresa.
O que é o Fator R?
Toda a empresa optante pelo Simples Nacional, exceto os MEI, deve informar mensalmente à Receita Federal sobre suas movimentações financeiras.
Ainda, é obrigatório que todo o mês, a empresa também faça o recolhimento de tributos a partir do seu lucro. Esse cálculo é denominado Fator R.
O empresário o utiliza para obter o valor exato que deve ser repassado aos cofres públicos.
O informe e a geração da guia de pagamento do Fator R são feitas diretamente na plataforma do PGDAS.
Como calcular o Fator R?
O cálculo do Fator R é feito com base na folha de pagamento dos últimos 12 meses e na receita bruta obtida no mesmo período.
Vamos imaginar que a sua empresa teve um faturamento de R$ 400 mil nos últimos 12 meses, e que a sua folha de pagamento nesse mesmo período foi de R$ 120 mil.
Sendo o cálculo do Fator R:
120.000/400.000 = 0,30 ou 30%
É importante lembrar que caso esse valor obtido seja maior do que 28%, o valor de imposto será de acordo com o anexo III do Simples Nacional. No entanto, caso o valor seja inferior a 28%, a tributação paga será de acordo com o anexo V.
Por que o Fator R é importante para as pequenas e médias empresas?
É fundamental que as empresas tenham uma gestão tributária e financeira eficiente, para garantir o bom andamento dos negócios.
O cálculo correto do Fator R garante muito mais que regularidades com o fisco. Garante que as empresas não paguem mais impostos do que devem.
Sabemos que, principalmente nas pequenas e médias empresas, qualquer quantia pode ser decisiva para as finanças da empresa.
Por isso, ter a segurança de uma contabilidade eficiente é fundamental para assegurar que as empresas tenham um planejamento tributário eficiente, que gere menos pagamentos de tributos e mais rendimentos no caixa.
Precisando entender melhor o Fator R da sua empresa? Agende um horário com um de nossos especialistas e veja como sua empresa pode estar regularizada pagando menos impostos.