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9 de fevereiro de 2023Gerenciar uma empresa de transporte de carga pode ser um desafio, mas também pode ser uma experiência com grandes oportunidades de negócio.
Para obter sucesso, você precisa implementar estratégias para gerenciar seus recursos, identificar e atender às necessidades dos clientes, manter a segurança e a qualidade dos serviços e, claro, cumprir as leis e regulamentos do setor.
Pensando em como ajudar a fazer a gestão da sua empresa de transporte de carga de forma eficaz, separamos a seguir 7 dicas para você dar os primeiros passos e garantir o sucesso que a sua empresa merece, confira!
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #1: Defina claramente os objetivos e metas da sua empresa de transporte de carga
O primeiro passo para gerenciar uma empresa de transporte de carga é definir claramente os objetivos da empresa, assim como as metas. Você precisa ter uma visão clara de onde deseja chegar. Isso ajudará a definir as prioridades e a traçar um plano de ação, para que a empresa possa atingir seus objetivos de forma eficaz e eficiente.
Para definir objetivos e metas para um negócio, é necessário começar com uma análise objetiva da situação atual. É importante mapear os pontos fortes e fracos da empresa, bem como avaliar a concorrência.
Em seguida, defina alguns objetivos a serem alcançados e estabeleça metas para cada um deles. Se possível, divida os objetivos em curto, médio e longo prazo para que sejam alcançáveis. Finalmente, crie um plano de ação para garantir que os objetivos sejam cumpridos dentro do prazo.
Uma ótima dica para criar o plano de ação é começar definindo as metas no método “SMART”, como o exemplo a seguir:
- (Specific) Específica: detalhar ao máximo o objetivo, de forma que qualquer pessoa que o veja consiga entendê-lo e não tenha dúvidas do resultado desejado;
- (Measurable) Mensurável: é o indicador escolhido para acompanhar o percentual de atingimento. Pode ser número (quantidade de fretes realizados por filial), percentual (% de entregas realizadas no prazo) ou tempo (tempo máximo de espera para resolução de problemas) etc;
- (Attainable) Atingível: não há muito sentido em criar desafios que não são alcançáveis, já que eles apenas desmotivam os colaboradores. Encontrar um ponto de equilíbrio é importante para impulsionar os resultados na sua gestão de transporte de cargas;
- (Relevant) Relevante: precisam fazer sentido para quem as executa e trazer resultados significativos. Caso o colaborador perceba que a meta não levará a lugar algum, poderá se desmotivar e deixá-la de lado;
- (Time based) Temporal: precisa ter uma data específica para ser finalizada ou entregue.
Note que as metas devem ser viáveis e precisam estimular a equipe a sair da zona de conforto, de modo que sejam escritas de forma positiva e não negativa. Por fim, é importante acompanhar regularmente se as ações estão sendo realizadas, se estão sendo efetivas ou se precisam de ajustes ao longo do caminho.
Dica Bônus: Determine o tamanho e o alcance da sua transportadora
Um dos objetivos mais importantes a serem definidos nesta primeira etapa é determinar o tamanho e o alcance da sua transportadora. Isso significa determinar qual será o porte da transportadora e em que regiões ela atuará.
O tamanho da transportadora vai depender do capital disponível para investimento e da estrutura física que será necessária para atender à demanda.
Já o alcance da transportadora vai depender da logística da região onde ela atuará e dos clientes que ela pretende atender, para assim criar o plano de ação na captação de clientes e conseguir ter uma ideia de custos envolvidos no processo, por exemplo.
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #2: Defina e monitore seus indicadores de resultados
Uma vez que os objetivos foram definidos, é essencial que você implemente métodos para monitorar e avaliar os resultados. Para isso, você precisa desenvolver indicadores e mecanismos para monitorar os resultados e identificar possíveis problemas. Além disso, é importante lembrar de se manter atualizado sobre as mudanças do setor, para que você possa ajustar seu plano de ação de acordo.
Definir indicadores de resultado pode ser um processo complexo, mas também pode ser simples. Primeiro, identifique os objetivos que você deseja alcançar, como aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do serviço e reduzir os custos.
Em seguida, crie indicadores de resultado que ajudem a medir os resultados e façam sentido para a sua organização. Por fim, certifique-se de que você tenha acesso às informações necessárias para acompanhar os indicadores de resultado e avaliar se os resultados estão sendo alcançados.
Os indicadores de resultado variam de acordo com o tipo de negócio e as metas da empresa. Aqui estão alguns exemplos de indicadores de resultado que podem ser úteis para ajudar a monitorar o desempenho da empresa:
- margem de lucro;
- taxa de retenção de clientes;
- índice de satisfação do cliente;
- nível de produtividade;
- porcentagem de vendas realizadas;
- nível de crescimento de receita;
- entre outros.
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #3: Foque em atender as necessidades do seu cliente e crie o seu diferencial
É também importante ter em mente que um dos principais elementos para o sucesso de uma empresa de transporte de carga é a satisfação do cliente. Por isso, é importante desenvolver estratégias para atender às necessidades dos clientes, como oferecer transporte de carga confiável, seguro e de qualidade.
Sua empresa também pode oferecer serviços adicionais, como assistência 24 horas, serviços de emergência, serviços de entrega rápida, e entre muitas outras facilidades. Além disso, investir em treinamento de motoristas, para que eles possam oferecer um serviço de qualidade, criando um plano de serviços com preços flexíveis e competitivos é uma ótima maneira de criar o diferencial da sua transportadora com foco nas necessidades do seu cliente.
Por fim, a empresa pode se destacar ao oferecer um serviço amigável e atencioso, com foco na satisfação do cliente.
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #4: Mantenha-se sempre atualizado
Acompanhe as tendências e as mudanças na legislação relacionada ao transporte de carga, para que sua empresa possa se manter atualizada.
Como exemplo, podemos citar:
- Utilize as tecnologias mais recentes para otimizar processos operacionais, como a automação de tarefas;
- Invista em treinamento contínuo para seus motoristas, para que eles possam atender às expectativas de seus clientes;
- Mantenha-se informado sobre novos regulamentos e diretrizes relacionados ao seu negócio;
- Procure entender as necessidades e desejos dos seus clientes e procure sempre melhorar sua oferta de serviço;
- Faça parcerias com outras empresas para oferecer descontos e promoções aos seus clientes;
- Monte um time de marketing digital para promover o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca (branding);
- Utilize as redes sociais para compartilhar conteúdos relevantes e informativos para o seu público-alvo.
- Invista em segurança para preservar a integridade dos dados dos seus clientes;
- Utilize plataformas de monitoramento para acompanhar os veículos e a frota;
- Desenvolva ações de responsabilidade social para contribuir para a melhoria da sua região.
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #5: Invista em sistemas de gestão de frotas eficiente
Investir em sistemas de gestão de frotas para empresas de transporte é, por si só, um ótimo investimento não só para as operações da empresa, como para a satisfação do cliente.
Esse recurso permitirá que as empresas acompanhem os envios e se mantenham informadas sobre o que está acontecendo ao longo do caminho.
Os sistemas de rastreamento também podem ajudar as empresas a reduzir custos, pois não será necessário gastar tempo e dinheiro monitorando os envios manualmente, além de ajudar a melhorar a segurança dos envios, pois os sistemas de rastreamento podem ser usados para identificar e alertar sobre possíveis riscos que possam afetar a entrega.
E como mencionamos no início, os sistemas de rastreamento também podem ajudar a aumentar a satisfação do cliente, pois permitem que os clientes acompanhem o processo de entrega em tempo real.
Além de garantir a segurança da carga e dos motoristas, esse sistema deve ser capaz de monitorar todos os veículos da frota, bem como o combustível e as manutenções.
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #6: Faça um gerenciamento de riscos
Outro ponto importante na gestão de transportes é o gerenciamento de riscos. Sem ele, a sua empresa fica suscetível a acidentes, problemas jurídicos e financeiros. O gerenciamento de risco permite que o gestor possa agir de forma proativa, se antecipando diante de incidentes que podem vir a se tornar problemas maiores no futuro.
Para gerenciar adequadamente os riscos, é preciso trabalhar os métodos de prevenção e correção, como por exemplo, respondendo as perguntas abaixo de modo a reduzir as possibilidades de riscos e garantir solução para os problemas que aparecerem:
- O que fazer para evitar os acidentes e as multas?
- O que fazer quando eles acontecerem?
- Como controlar e reduzir o volume de perdas?
- Como otimizar as rotas, evitando locais perigosos e favorecendo a rapidez nas entregas?
Como gerenciar uma empresa de transporte de carga – Dica #7: Gerencie seus custos para garantir a rentabilidade da empresa
Para garantir o sucesso de uma transportadora, é preciso gerenciar os custos da empresa de forma eficiente. Isso significa investir em um bom software de gestão para controlar todos os custos e contar com especialistas na área de contabilidade para transportadoras, para te ajudar a pagar menos impostos, organizar suas finanças e gerar mais lucro.
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